quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Atividade na escola Zélia Furtado do dia 09 de maio de 2009


Objetivo e tema: identificação de injustiças.

Nesta atividade, fizemos uma breve apresentação, novamente, do NAJUPI ao grupão. Em resumo, dissemos tratar-se de uma de troca constante de conhecimento entre a escola, seus alunos e nós. Os alunos expuseram que: “ninguém é igual a ninguém”.

Dinâmica inicial:

Objetivo e tema: “telefone sem fio”. Em círculo, cada aluno deveria citar uma ação que julgasse ser injusta, após citar todas as ações entendidas como injusta pelos colegas que citaram-nas anteriormente.

Desenvolvimento da atividade:

1º ação injusta: trabalhar e ser assaltado
2ª ação injusta: ficar em casa no final de semana
3ª ação injusta: dias chuvosos
4ª ação injusta: ir para a escola a semana inteira
5ª ação injusta: descer e subir o morro
6ª ação injusta: (Leonardo – não falou)
7ª ação injusta: algumas crianças não poderem ir para a escola
8ª ação injusta: corrupção
9ª ação injusta: desrespeito com os mais velhos
10ª ação injusta: o vídeo game “Play Station” estar estragado
11ª ação injusta: discriminação com os pequenos/baixinhos
12ª ação injusta: haver pobres e ricos
13ª ação injusta: brigar sem motivos
14ª ação injusta: parentes levarem as crianças choronas para a sua casa no final de semana
15ª ação injusta: acordar cedo para ir para a escola

Conclusão: através da dinâmica, podemos conhecer um pouco de cada participante e conseguimos identificar o que eles acham injusto.

Dinâmica 1:
Objetivo e tema: os alunos deveriam organizar-se em 3 grupos e cada grupo deveria encenar alguma(s) injustiça(s) citadas na dinâmica anterior.

Desenvolvimento da atividade:
Os alunos dividiram-se nos grupos e organizaram a esquete; Organizada a esquete, os alunos ensaiaram-na.

Teatro 1: houve um assalto e a polícia não veio.
Teatro 2: houve um assalto, o assaltado não foi ajudado, a polícia foi corrupta e ressaltou-se a discriminação com os baixinhos.
Teatro 3: houve um assalto e as pessoas que o assistiram ficaram indiferentes.
Conclusão: Após a encenação, discutimos acerca dos teatros. A dinâmica auxiliou no conhecimento das angustias dos participantes, sendo que na presente atividade a violência e a insegurança foram destacadas.

Para pensar: Ressaltamos a importância da ação coletiva e pedimos para que eles pensassem a respeito.

Participantes: Organizadores: Camila Breda, Camila Canali, Camila Viezzer, Fernanda Pagani, Loana Gaio, Alan, Leonardo, Stefani, Giedry, Bruno, Rudeval Junior e Vinícius, Jéssica.


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